sábado, 31 de outubro de 2009

Debate & Ação: Palestra " O valor do Trabalho"



Na Palestra realizada no auditório da universidade Anhembi Morumbi, campos Vila Olímpia, foi discutido os valores do trabalho e o modelo de classificação e colocação das pessoas em relação ao trabalho.
O primeiro foco da Palestra foi como o trabalho, mesmo hoje em dia ainda carrega alguma tentativa de escravidação(muito comum em países sul-americanos)de pessoas de baixa renda que trabalham muito e acabam ganhando muito pouco ou até nada por isso.
O trabalho foi especificado desde as suas origens.Foi colocado que trabalho vem do latim e significa " objeto de tortura", onde fica entendido que quem não fazer o que tem que fazer não conseguirá sobreviver no ambiente de trabalho. Para fugir um pouco deste significado e principalmente hoje em dia, o conhecimento foi colocado como fator principal para seguir em frente no sistema de trabalho.
Logo em seguida, foi exposto algumas cenas do filme "O diabo veste Prata", com a intenção de mostrar como funciona a estrutura de coisificação das pessoas no ambiente de trabalho. Mostrou ainda como as pessoas seguem uma trilha muitas vezes ruim para conseguir subir na escada do trabalho e como essas atitudes carregam uns junto e pisoteam muitos no caminhos.
A partir dai foi exposto as diferenças de colocações das pessoas no trabalho, como umas simplesmente são usadas para que um dia outras alcancem patamares maiores, como alumas são simplesmente desnecessárias para as empesas que são tão necessárias para elas.
Nós chegamos a conclusão que não podemos agir desta forma. Precisamos respeitar todos os tipos de trabalhadores, pois o mais humildade que seja, com o trabalho mais simples que seja merece o respeito e a consideração, pois ele realizará sua tarefa com carater, dignidade e dedicação. O melhor trabalhador é aquele que trabalha para manter uma vida não o que viver para trabalhar. A busca de melhoria é aceitável desde que se consiga por merecimento e é totalmente inaceitável quando ela vem sem nexo e explicação.
Na nossa opinião, para se ser um bom e honesto trabalhador hoje em dia, tem que alé de gostar do que faz, é preciso ter uma mente muito tranquila, equilibrada e motivada. Para isso é preciso saber separar a vida em si da vida no trabalho. Para mostrar como este equilibrio tem que feito e para deixar uma mensagem de uma vida motivada nós vamos postar um video de uma prévia de uma das obras de William Shekespeare, onde ele mostra como as deveriam agir para se ter uma vida realmente digna e nós consequentemente entendemos que também teriamos um trabalho mais digno se agíssemos assim no dia a dia.

O Menestrel

Nenhum comentário:

Postar um comentário