terça-feira, 13 de outubro de 2009

Internet x Extranet x Intranet

* O que é INTERNET?

É o conjunto de redes de computadores, que se comunicam, por meio dos protocolos TCP/IP. Entre outros serviços, oferece a cópia de arquivos, correio eletrônico, participação em grupos de discussão e, o principal deles, o acesso à World Wide Web (WWW). O mesmo que rede mundial de computadores. Erroneamente, a Internet é usada como sinônimo de World Wide Web. Cf. WWW.

* Para que serve?

A internet serve como um dos principais meios de comunicação inventados pelo homem. A capacidade de transmitir dados à longa distância faz com que a internet tenha milhões de adeptos diários. Com a internet se pode transmitir texto, fotos, vídeos, fazer ligações por voz ou vídeo com pessoas do outro lado do mundo instantaneamente.

Podemos considerar Internet, quando alunos do colegial acessam a página da Anhembi Morumbi com o intuito de conhecer os cursos que a universidade oferece...



* O que é EXTRANET?

A extranet seria uma extensão da intranet. Funciona igualmente como a intranet, porém sua principal característica é a possibilidade de acesso via internet, ou seja, de qualquer lugar do mundo você pode acessar os dados de sua empresa. A idéia de uma extranet é melhorar a comunicação entre os funcionários e parceiros além de acumular uma base de conhecimento que possa ajudar os funcionários a criar novas soluções.

Podemos considerar Extranet, o acesso a "Unidade Web" para verificação de materiais de aula e atividades pelo aluno (acesso restrito)...



* O que é INTRANET?

Uma Intranet é uma rede privada de computadores baseada nos padrões de comunicação da Internet. É uma versão reduzida da Internet que somente os membros de uma organização podem ver. Essas webs internas estão em uma explosão de crescrimento no uso e aprendizado da tecnologia da Internet.
Os anos recentes viram um crescimento exponencial no número de companhias conectadas à Internet. No começo do uso da Internet, as companhias conectaram seus servidores de correio eletrônico à Internet. O passo seguinte foi publicar websites com informações corporativas. A tendência agora é usar as mesmas ferramentas de publicação de informações para o mundo para publicar informações dentro da rede privada, a Intranet.

Podemos considerar Intranet, no site da Anhembi Morumbi, o acesso dos professores (acesso total para funcionários) para adicionar materiais e atividades e acesso sobre a empresa...



* O que é E-commerce?

E-commerce, ou comércio eletrônico, é a forma on-line de compra e venda. Ou seja, pela Internet, você pode adquirir os mais diversos produtos e serviços disponíveis na grande rede por meio das lojas virtuais. Você pesquisa, escolhe, especifica características — modelo, tamanho, cor, periodicidade — e a forma de pagamento. Depois, recebe, dentro de um prazo determinado, o produto ou serviço diretamente em sua casa.
A vantagem para as lojas virtuais é que elas não necessitam de espaço físico, diminuindo custos. Além disso, estão abertas 24 horas por dia e oferecem serviços personalizados de acordo com o perfil do consumidor. Elas também podem existir como serviço complementar de uma rede de lojas ou serviços já existentes ou somente na Internet.

Exemplo: Site do Mercado Livre.



* O que é E-business?

O e-business pode ser definido como sistemas de informação que auxiliam os processos de negócio. Estes sistemas podem ser desde B2C e B2B até CRM, Supply Chain Management (SCM) e gerenciadores de conteúdo.




Sites Recomendados:
http://www.timaster.com.br
http://www.endeavor.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário