terça-feira, 29 de setembro de 2009

Livro: " O Caçador de Pipas"



O livro " o caçador de pipas" é sem dúvida um dos melhores livros de todos os tempos com uma história de culpa, incertezas e situações de total influência na vida de várias pessoas. O principal foco da história é o constante preconceito entre duas raças de afegãos: os Pushtans e os hasaras.
A narrativa gira em torno do personagem Amir que além de ser de família rica e dominante do Afeganistão, ainda é um Pushtan. Ele é o melhor amigo de Hassan que juntamente com seu pai Ali trabalham para o Aga Salib(pai de Amir) e fazem parte da raça Hasara.
Os dois meninos cresceram juntos e com 8 anos experimentam a melhor faze de Cabul(capital do Afeganistão)fazendo muitas coisas juntos e convivento em perfeita harmonia. Amir é estudado, tem muitas regalias mas não consegue ter o amor e o respeito de seu pai, enquanto Hassan vive com muita alegria apesar de ser analfabeto e muito fiel ao seu senhor Amir Aga.
Amir encontra um jeito de ganhar a simpatia de seu pai, ganhando o campeonato de pipas de Cabul. É uma disputa muito assirrada mas Amir ganha e consegue ver o orgulho de seu pai através de seus olhos. Amir pede a Hassan que consiga pegar a última pipa cortada e este obediente corre atrás dela dizendo para seu amigo o seu mais velho bordão: " por você varia mil vezes".

Como Hassan demorou a voltar, Amir saiu a sua procura e presenciou o fato que fez com que nunca mais ele pudesse durmir. Hassan estava em um beco sem saída e cercado por três meninos que eram extramente preconceituosos ao quisito da raça hasara. Hassan os enfrentava. Eles queriam a pipa, mas Hassan dizia que era para seu senhor Amir aga e que não entregaria de nenhuma forma. Então como forma de punição, os meninos o esturparam para mostar que esse seria supostamente o lugar de sua raça. Amir viu tudo e não teve coragem de defender o seu amigo que tantas vezes o defendeu. Amir nunca mais dormiu direito e Hassan nunca mais sorriu.

Devido a ter uma total conciência da traição que fez, Amir não falou mais com Hassan e simulou um roubo dele para que seu pai o mandasse embora.
Com o passar do tempo houve a invazão do Afeganistão pela União Soviética e Amir com seu pai foram para o Paguistão e depois para os Estados Unidos.
Depois de 25 anos vivendo nos Estados Unidos, Amir se casou e não conseguiu ser pai porque sua mulher não conseguia engravidar e ele achava que aquilo era um castido de Alah pela sua traição do passado.
Um dia ele recebeu um telefone de um amigo antigo ( Harim Kanh, antigo sócio de seu pai), que contou que ele teria uma change de consertar as coisas se tivesse coragem. Embarcou para o Paquistão e descobriu que Hassan tinha morrido, que era seu irmão e que tinha tido um filho que estava perdido em algum lugar no Afeganistão. Amir foi até la e conseguiu salvar o seu sobrinho Sorahb das mãos de Assef(o mesmo que estrupou Hassan) e trouxe-o para os Estados Unidos e o criou como um filho seu.


O livro foi uma obra tão boa, tão bem escrita e com uma história tão tocante que virou filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário