domingo, 1 de novembro de 2009

KM (Knowledge Management) - Gestão do Conhecimento

A Gestão do conhecimento possui o objetivo de controlar, facilitar o acesso e manter um gerenciamento integrado sobre as informações em seus diversos meios. Entende-se por conhecimento a informação interpretada, ou seja, o que cada informação significa e que impactos no meio cada informação pode causar de modo que a informação possa ser utilizada para importantes ações e tomadas de decisões. Pode-se dizer que Gestão do Conhecimento é um processo sistemático, articulado e intencional, apoiado na geração, codificação, disseminação e apropriação de conhecimentos, com o propósito de atingir a excelência organizacional.

Temos como principais objetivos da Gestão do Conhecimento:
 Compartilhar melhores práticas de gestão;
 Compartilhar melhores práticas de projeto;
 Acelerar inovação;
 Reduzir silos de informação;
 Mapear conhecimento externo;
 Vender conhecimento;
 Reter talentos;
 Mapear competências individuais;
 Facilitar contribuição individual;
 Capturar conhecimento do cliente;
 Acelerar o aprendizado;
 Organizar a informação;
 Alinhar a organização, dentre outros.

Pierre Lévy um grande estudioso sobre o método KM e desenvolvedor da árvore do conhecimento. Através do desenho da árvore é possível mapear o conhecimento da empresa, quantas pessoas tem o dominio deste conhecimento e analisar os riscos em setores, auxiliar na gestão, na contratação e treinamento.



Visite também os sites: www.terraforum.com.br e www.commit.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário